Em 28 de julho de 1925, nasce o único filho de Raul de Leoni, Luciano Raul, cujo nome era uma homenagem a Luciano de Samósata Faleceu quatro anos depois, no dia 7 de setembro de 1929, com complicações decorrentes de uma amidalite
Esse blog é dedicado a Raul de Leoni, o maior poeta petropolitano, falecido em 1923 na cidade de Itaipava (RJ). Escritor de grande realce na última fase do simbolismo, é considerado uma das figuras mais notáveis do soneto brasileiro de todos os tempos. Aqui está publicado alguns de seus poemas e um pouco do que foi a vida desse estraordinário poeta. Todo material editado aqui foi retirado do livro "Luz Mediterrânea", da coleção "Poetas do Brasil", vol. XII, através de Sergio Alcides, mestre em História Social da Cultura pela PUC - RJ. (As imagens foram cedidas pela Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni.)
CONCEIÇÃO BENTES
D.Ruth de Leoni Ramos, esposa de Raul de Leoni
A 1ª edição do "Luz Mediterrânea", de 1922, saída, em vida do autor, por ele mesmo organizada, começa com o poema "Pórtico" (onde ele se desvencilha, quase por completo, dos laços da influência do Parnaso brasileiro) e termina com o "Diálogo Final", tendo sido os "Poemas Inacabados" (que o poeta, ao pressentir a morte prematura, pediu para sua mulher queimar, e ela não compreendeu o seu pedido) que fazem parte da 2ª edição, e das edições seguintes, foram anexados ao "Luz Mediterrânea" pelos outros editores das mesmas.
Cabeça de Raul de Leoni em bronze, em Petrópolis, junto à cerca do Museu Imperial, na Praça dos Expedicionários, doado pelo livreiro Carlos Ribeiro e inaugurado em 1975 (Foto de Sérgio Alcides)
Capa da plaquete Eugenia (Rio de Janeiro, 1955, exemplar pertencente à Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa
"Vila Serena", a casa onde morreu Raul de Leoni, em Itaipava, na Estrada União Indústria - 14.210
O túmulo de Raul de Leoni, em Petrópolis. Traz a seguinte inscrição:"Semeador de Harmonia e de Beleza, com a grande saudade dos seus amigos"
Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni
Sylvio Adalberto Nascimento - Presidente da Academia Brasielira de Poesia - Casa Raul de Leoni
Silogeu Petroplitano Casa Raul de Leoni - Aqui está instalada a Academia Brasileira de Poesia - Petropolis (RJ)
ARGILA - Revista da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni
fantástico.. parabéns pela sua dedicação a este inesquecível poeta
ResponderExcluir