Seguidores

sábado, 24 de outubro de 2009

Argila

Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...


Às belezas heróicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...


É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)


Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses...

Raul de Leoni

(Segundo Agrippino Grieco este soneto "todo brasileiro deveria saber de cor".)

7 comentários:

  1. Bom poeta querida
    Que lindo espaço e com um toque de lirismo e romantismo. Tanto por seu cuidado especial quanto pela presença de grandes nomes da arte literária brasileira. Você e seu espaço são show. Parabéns!!!
    Amei a poesia do Raul de Leoni... principalmente o último parágrafo que fala de puro amor.
    Beijos mil e lindo dia... Sil

    ResponderExcluir
  2. Ops!!!! Bom dia eu quis dizer... rsrss

    Ah!!! Esta passagem:

    "Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
    O nosso amor conceberia um mundo
    E do teu ventre nasceriam deuses..."

    Lindo demais...

    ResponderExcluir
  3. Querida Ceição,

    Obrigada por me convidar para participar desse seu encantador espaço, e por me permitir fazer parte dessa homenagem ao poeta Raul de Leoni.
    Parabéns por estar fazendo esse belo trabalho, para nós, amantes da poesia.

    Beijos meus, com carinho.
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Sempre que venho aqui, uma nova e linda cortina se abre!
    Um grande beijo minha amiga
    Bea

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimos os versos de Raul de Leoni.
    Grato Conceição, me honra muito tê-la como seguidora no blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Conceição Bentes , adorei entrar aqui e ler este belo soneto deste grande Escritor, meus cumprimentos a você pela importante postagem, poesia pura,
    com admiração,
    Efigênia Coutinho
    In New York

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo esse soneto... (ARGILA)

    ResponderExcluir