Conceição, só hoje - desatento que sou - visitei esta preciosidade de blog. Parabéns pelas informações valiosas, pelo bom gosto, pela delícia de página!
Debret retratou o Rio de forma maravilhosa também, onde mostrou sempre a beleza da Natureza Carioca... Meus parabéns pelo blog e, pela belas matérias postadas..
Ceição, o que dizer da beleza deste blog.... Homenager,um poeta de maior realce na última fase do simbolismo, e justamente considerado como uma das figuras mais notáveis do soneto brasileiro de todos os tempos....De todos os poetas brasileiros, RAUL DE lEONI, jamais sofreu sequer um sopro de menosprezo do assíduo fôlego da "corrente modernista brasileira". Parabéns pela tua iniciativa e pelo bom gosto poético. Elliane Sangoi
Estou conhecendo você hoje tenho acompanhado nosso amigo Ataide. E vi você no blog vim conhecer você chego aqui encontro uma preciosidade dessas. Sem palavras. Estou seguindo seu blog convido a conhecer o meu..Um lindo final de tarde,Evanir.
Esse blog é dedicado a Raul de Leoni, o maior poeta petropolitano, falecido em 1923 na cidade de Itaipava (RJ). Escritor de grande realce na última fase do simbolismo, é considerado uma das figuras mais notáveis do soneto brasileiro de todos os tempos. Aqui está publicado alguns de seus poemas e um pouco do que foi a vida desse estraordinário poeta. Todo material editado aqui foi retirado do livro "Luz Mediterrânea", da coleção "Poetas do Brasil", vol. XII, através de Sergio Alcides, mestre em História Social da Cultura pela PUC - RJ. (As imagens foram cedidas pela Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni.)
CONCEIÇÃO BENTES
D.Ruth de Leoni Ramos, esposa de Raul de Leoni
A 1ª edição do "Luz Mediterrânea", de 1922, saída, em vida do autor, por ele mesmo organizada, começa com o poema "Pórtico" (onde ele se desvencilha, quase por completo, dos laços da influência do Parnaso brasileiro) e termina com o "Diálogo Final", tendo sido os "Poemas Inacabados" (que o poeta, ao pressentir a morte prematura, pediu para sua mulher queimar, e ela não compreendeu o seu pedido) que fazem parte da 2ª edição, e das edições seguintes, foram anexados ao "Luz Mediterrânea" pelos outros editores das mesmas.
Cabeça de Raul de Leoni em bronze, em Petrópolis, junto à cerca do Museu Imperial, na Praça dos Expedicionários, doado pelo livreiro Carlos Ribeiro e inaugurado em 1975 (Foto de Sérgio Alcides)
Capa da plaquete Eugenia (Rio de Janeiro, 1955, exemplar pertencente à Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa
"Vila Serena", a casa onde morreu Raul de Leoni, em Itaipava, na Estrada União Indústria - 14.210
O túmulo de Raul de Leoni, em Petrópolis. Traz a seguinte inscrição:"Semeador de Harmonia e de Beleza, com a grande saudade dos seus amigos"
Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni
Sylvio Adalberto Nascimento - Presidente da Academia Brasielira de Poesia - Casa Raul de Leoni
Silogeu Petroplitano Casa Raul de Leoni - Aqui está instalada a Academia Brasileira de Poesia - Petropolis (RJ)
ARGILA - Revista da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni
Conceição
ResponderExcluirBiólogo mineiro, vou percorrendo algumas páginas para divulgar o Verde Vida, dedicado à causa ambiental e humanística.
http://www.vervida.blogspot.com
Que a sua jornada seja longa e, sempre, iluminada.
Conceição, só hoje - desatento que sou - visitei esta preciosidade de blog. Parabéns pelas informações valiosas, pelo bom gosto, pela delícia de página!
ResponderExcluirBom dia, Conceição!!
ResponderExcluirBelo Post!!
Debret retratou o Rio de forma maravilhosa também, onde mostrou sempre a beleza da Natureza Carioca...
Meus parabéns pelo blog e, pela belas matérias postadas..
Um lindo dia pra Ti querida
Marcio RJ
Ceição, o que dizer da beleza deste blog....
ResponderExcluirHomenager,um poeta de maior realce na última fase do simbolismo, e justamente considerado como uma das figuras mais notáveis do soneto brasileiro de todos os tempos....De todos os poetas brasileiros, RAUL DE lEONI, jamais sofreu sequer um sopro de menosprezo do assíduo fôlego da "corrente modernista brasileira".
Parabéns pela tua iniciativa e pelo bom gosto poético.
Elliane Sangoi
QUERIDA AMIGA CONCEIÇÃO, O SEU BLOG É POÉTICO, LÍRICO, BIOGRÁFICO E CULTURAL. A MÚSICA ENTÃO...Abraços "CORDELADOS".
ResponderExcluirEstou conhecendo você hoje tenho acompanhado nosso amigo Ataide.
ResponderExcluirE vi você no blog vim conhecer você chego aqui encontro uma preciosidade dessas.
Sem palavras.
Estou seguindo seu blog convido a conhecer o meu..Um lindo final de tarde,Evanir.
Este blog é uma obra prima, lembrar Petrópolis e Raul de Leoni é sempre uma preciosidade. Parabéns!
ResponderExcluirOlá, querida
ResponderExcluirLugar em que morei e voltaria... lindo!!!
Bjm de paz e ótimo fim de semana
girls dpz here
ResponderExcluirgirls dpz